Temer sanciona novas regras do Fies para 2018

Fies

[ATUALIZADA 08/12/2017] Ontem, 07 de dezembro, o presidente Michel Temer sancionou as mudanças nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Fundo terá crédito para 310 mil novas vagas nos cursos superiores em 2018, sem 100 mil a juros zero.

Saiba como o Fies em 2018 dividirá as vagas em três modalidades:

• Fies 1 – Sucessor do atual modelo (100 mil vagas)

– Para os estudantes com renda familiar de até três salários mínimos per capita

– Taxa de juros real iguais a zero

• Fies 2 – Novo modelo (150 mil vagas)

– Estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos

– Recursos de Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento destinadas as vagas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

• Fies 3 – Novo modelo (60 mil vagas)

– Estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos

– Vagas para estudantes de todo o país

[ATUALIZADA 29/11/2017] Amanhã, 30 de novembro, termina o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre deste ano.

De acordo com o Ministério da Educação (Mec), o prazo já foi estendido duas vezes e não haverá mais prorrogação. Aqueles que não renovarem dentro do prazo ficarão sem o financiamento para este semestre, mas poderão renovar no semestre que vem.

[ATUALIZAÇÃO 19.09.207] As inscrições para o Fundo de Finannciamento Estudantil (2017) para o segundo semestre de 2017 estão abertas. As inscrições devem ser feitas no site – http://fiesselecao.mec.gov.br – os prazos variam de acordo com a modalidade escolhida. Dois dias depois de efetuar a inscrição, o candidato deve concluir a mesma por meio do Sistema Informatizado do Fies (Sisfies)

Os interessados em participar da seleção devem ter feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, alcançado nota mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. Além de comprovar a renda familia mensal bruta de até três salários mínimos.

As vagas que não forem preenchidas até o dia 28 de novembro serão ofertadas entre as instituições participantes do Fies.

[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

O edital para o processo de ocupação do Processo Seletivo 2017/02 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já está disponível para os candidatos interessados.  Nesta terça-feira, 05 de setembro, no Diário Oficial da União o documento foi publicado.

As inscrições poderão ser feitar a partir do dia 18 de setembro, de acordo com a situação dos candidatos. Confira as datas:

• 18 a 21 de setembro: Inscritos no FIES 2017/2, que não possuem curso de graduação e nem foram beneficiados pelo FIES anteriormente.

• 19 a 21 de setembro: Inscritos no FIES 2017/2, que não possuem curso de graduação e que já quitaram financiamento estudantil anterior.

• 20 e 21 de setembro: Inscritos no FIES 2017/2 que já possuem curso superior e não foram beneficiados pelo FIES anteriormente.

• 21 de setembro: Inscritos no FIES 2017/2 que já possuem curso superior e que á quitaram financiamento estudantil anterior

• 22 a 25 de setembro: Estudantes sem curso superior, que nunca foram beneficiados pelo FIES e querem financiamento em curso que NÃO está matriculado.

• 23 a 25 de setembro: Estudantes sem curso superior, que quitaram financiamento estudantil anterior e querem financiamento em curso que NÃO está matriculado.

• 24 e 25 de setembro: Candidatos graduados, que nunca foram beneficiados pelo FIES e querem financiamento em curso que NÃO está matriculado.

• 25 de setembro: Candidatos graduados, que quitaram financiamento estudantil anteriores e querem financiamento em curso que NÃO está matriculado.

• 22 de setembro a 28 de dezembro: Estudantes sem curso superior, que nunca foram beneficiados pelo FIES e querem financiamento em curso que está matriculado.

• 23 de setembro a 28 de dezembro: Estudantes sem curso superior, que quitaram financiamento estudantil anterior e querem financiamento em curso que está matriculado.

• 24 de setembro a 28 de dezembro: Candidatos graduados, que nunca foram beneficiados pelo FIES e querem financiamento em curso que está matriculado.

• 25 de setembro a 28 de dezembro: Candidatos graduados, que quitaram financiamento estudantil anterior e querem financiamento em curso que está matriculado,

Para participar da seleção, o candidato deve ter renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos, ter participação do Enem a partir da edição de 2010 e que tenha obtido meta igual ou superior a 450 pontos e nota na redação diferente de zero.

Vale lembrar que depois de efetivar a inscrição no FiesSeleção é necessário acessar o Sistema Informatizado do  Fies (SisFies) e concluir a inscrição nos dois dias úteis seguintes.