Enem 2018: Como ter Redação Nota 1000

Como ter Redação Nota 1000

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a redação é a mais aguardada pelos candidatos, pois ela gera metade da nota final da prova

exato-banner

Durante o ano, os alunos discutem e realizam diversos textos com temas diferenciados na expectativa de que algum dos temas vistos sejam cobrados no exame. Para evitar pequenos erros, separamos algumas dicas que ajudarão a alcançar a tão sonhada nota 1000 na redação do Enem.

• Texto organizado

Uma boa caligrafia e um texto organizado faz toda a diferença. No decorrer da redação, simplifique e seja direto em seus argumentos, tenha uma linha de raciocínio.

Um conteúdo bem estruturado não torna a leitura cansativa. Cada parágrafo deve estar linkado com o outro e o corretor precisa entender cada parágrafo em sua primeira leitura.

• Use as 30 linhas estipuladas

O Enem estipula o máximo de 30 linhas para desenvolver a redação, por isso não ultrapasse o limite dado. Não faça o texto direto na folha de correção, há um espaço para o rascunho, use-o e otimize o espaço para desenvolver o seu raciocínio nas linhas corretas para depois transcrever na folha oficial para correção.

• Início, meio e fim

Para um texto bem estruturado e organizado, é necessário criar uma linha de raciocínio sobre o tema proposto com início, meio e fim. Cada parágrafo deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

• Faça no mínimo quatro parágrafos

Faça o desenvolvimento do seu texto em pelo menos dois parágrafos. Com isso, teremos no mínimo quatro parágrafos: introdução, dois desenvolvimentos e conclusão. Evite argumentar seu desenvolvimento em apenas um parágrafo.

• Saiba os sinônimos das palavras

Evite a repetição de palavras. Varie também as conjunções (e, mas, logo, pois, que, como, porque…). Com isso, você mostrará domínio na escrita e no vocabulário.

• Leia e faça redações

Além de ter o hábito de leitura, leia redações com boas pontuações. Assim, você irá perceber a estrutura de um bom texto.

Faça redações e acompanhe a correção junto com o professor para argumentar os erros cometidos e entender como deve ser feito para melhorar.

Esteja sempre atento ao que acontece no país e no mundo, pois o tema pode estar ligado a algo da atualidade. Estar sintonizado com os acontecimentos também trará boas argumentações para enriquecer seu texto.