7 dicas para estudar para provas dissertativas

Estudar

A prova dissertativa é quando as perguntas são abertas e sua resposta deve ser escrita, normalmente a mão, com suas próprias palavras.

exato-banner

Diferente da prova de múltipla escolha, aquela que você marca um “X” na alternativa correta, a prova dissertativa é quando as perguntas são abertas e sua resposta deve ser escrita, normalmente a mão, com suas próprias palavras.

Antes das provas, alguns estudantes optam pela prática da decoreba na expectativa por avaliações objetivas, por exemplo questões de “verdadeiro ou falso”. Mas quando se deparam com as dissertativas? O que fazer? Como responder?

Confira algumas dicas que irão te auxiliar para desenvolver bem sua resposta.

1 – Não se desespere!

O primeiro passo é não se desesperar. Sua resposta em uma prova dissertativa é sua oportunidade para apresentar tudo aquilo que aprender em sala de aula. O professor apenas espera que sua informação seja coerente e organizada.

2 – Faça revisão

Procure fazer ligações de pensamentos com palavras-chave, por exemplo, use os títulos dos capítulos para associá-las a ideias e aos conteúdos ditos em sala.

3 – Palavras-chave do professor

Preste atenção nas aulas! E faça anotações. Fique ligado quando o professor relacionar um acontecimento com outro fato semelhante, pois há grandes chances desses conteúdos caírem na prova.

4 – Organize seus estudos

Para cada dia, tenha um tema específico para revisar. Isso irá te ajudar a aprender e guardar melhor o conteúdo.

 5 – Faça anotações

Assim como em sala de aula, durante seus estudos e leituras em casa, faça anotações. Escreva tudo que achar relevante sobre o assunto. Um pouco antes da prova, você poderá reler suas anotações e relembrar o que estudou.

6 – Pratique / Faça simulados

Depois de estudar e fazer algumas anotações, desenvolva algumas possíveis perguntas sobre o conteúdo e responda como se já estivesse em prova, sem olhar as anotações, exercite sua mente! Depois confira suas respostas com a matéria e veja se sua resposta tem relevância com o assunto. Além de criar as perguntas, procure na internet ou livros perguntas que estejam relacionadas com o conteúdo e responda.

7 – Pratique a escrita objetiva

Ao responder questões dissertativas é necessário ser objetivo. Busque responder e discorrer apenas o que a pergunta pede, vá direto a resposta. Assim você mostrará ao professor que você domina e tem segurança no assunto.