Planos de estudos – Enem e Vestibulares

Planos de estudos - Enem e Vestibulares

Estamos no fim do mês de fevereiro e costumamos dizer que “O ano começa realmente depois do carnaval. ” Pois bem, agora é o momento de voltar aos estudos!

exato-banner

Já estamos no final do mês de fevereiro e como costumados a dizer “O ano começa realmente depois do carnaval. ” Pois bem, o feriado passou e agora é o momento dos estudantes do terceiro ano do ensino médio ou aqueles que ainda não passaram no vestibular se preparem para mais um ano de estudo visando a tão sonhada vaga na faculdade.

O cronograma da edição 2018 do Enem já foi divulgada e estamos a 37 semanas da prova do Exame Nacional. Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão te ajudar a montar um plano de estudos até a data da prova, 04 e 11 de novembro de 2018.

  • Cronograma: Faça um plano semanal de estudos por semana. A opção por semanal é melhor, pois torna mais fácil de cumprir os objetivos expostos, além de já perceber os problemas com rendimentos e antecipa essas mudanças para melhor aproveitamento. Faça um cronograma, onde os dois últimos meses antes da prova sejam usados para revisão de todos os conteúdos.
  • Prioridades: Gaste mais tempo estudando matérias que tenha mais dificuldade. Para os estudos não ficar cansativo, intercale as matérias de acordo com o nível de dificuldade.
  • Ambiente: Busque sempre estudar em lugares tranquilos e silenciosos para ter uma boa concentração. Caso dentro de casa não seja um lugar apropriado, vá em bibliotecas públicas ou salas de estudo disponíveis.
  • Crie uma rotina: Para seguir essa dica é necessário ter autoconhecimento. Descubra quais horários tem melhor rendimento e faço seu plano de estudos em cima disso. Tem pessoas que aproveitam mais o horário da manhã, outros a noite e até mesmo de madrugada. Estude todos os dias, mesmo aos finais de semana, mas não esqueça de ter um tempo de descanso e lazer.
  • Exercite a teoria: FAÇA SIMULADOS! Nada melhor do que a prática. Resolva exercícios uma ou duas vezes por mês e vá aumentando a frequência. Procure simulados ou até mesmo resolva provas das edições anteriores do Enem. Uma boa dica é fazer esses simulados seguindo os critérios do Enem, como duração de prova, levantar apenas para ir ao banheiro, ter algum e algum lanche na mesa. Faça como se estivesse no momento da prova.