Memorizando os conteúdos vistos em aula

Memorizando os conteúdos vistos em aula

7 dicas para fixar melhor os conteúdos a longo prazo

exato-banner
Memorizar o conteúdo nem sempre é a melhor opção, principalmente se quiser um aprendizado a longo prazo. Confira 7 dicas para melhorar seu desempenho nos estudos.

 

Durma bem: Dormir bem faz com que o cérebro transforme a memória temporária em permanente. É importante que você tenha horários regulares para dormir, favorecendo sua qualidade de sono.

Evite decorar: Tente relacionar seus estudos com outras coisas que já estudou ou até mesmo com experiências pessoais. Decorar para aprendizado a longo prazo, não fixará o conteúdo em sua mente, o que só dificultará no momento da prova. APRENDA o conteúdo!

Desconecte-se: Na hora dos estudos, concentre-se! Não deixe que coisas aleatórias tirem sua atenção. Mantenha o celular longe de você e a televisão desligada.

Faça simulações: Pesquise algumas alternativas, matérias e finja que você está no momento da prova. Evite olhar uma resposta que não saiba na internet ou em seu caderno de resposta, esforce-se para recordar o conteúdo. Depois que você fizer a correção, na hora da prova real irá se lembrar com clareza do que acertou e do que errou.

Anote: Faça anotações em seu caderno, use marca texto, marque pontos importantes, relacione os conteúdos. Estimule sua memória visual! Ao se deparar de novo com o assunto você poderá de suas anotações.

Crie diagramas: Você pode criar diagramas fazendo conexões com os assuntos estudados. Comece por um tema central e destrinche-o. Escreva palavras-chave no seu esquema e use cores para classificar conteúdo. Organize suas ideias para conseguir fixá-las.

Outras alternativas: Faça leituras adicionais, pesquise, assista vídeo aula, pois haverá diversas formas de ensino para o conteúdo e com certeza você encontrará aquele que te dará mais clareza do conteúdo, aumentando seu conhecimento e poderá fazer relações com o que viu em sala de aula, seu material básico. Peça recomendações aos seus professores também.