Final do ano: Devo continuar estudando ou não?

Final do ano - Devo continuar estudando ou não

O mês de novembro já está findando e daqui algumas semanas estaremos em 2018. E agora, estudar ou descansar? Analise algumas situações antes de tomar qualquer decisão.

Se você participou do Enem 2017 e está aguardando o resultado para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para disputar uma das vagas oferecidas nas universidades federais, precisa ficar atento às datas de inscrição do Sisu que começam em janeiro. Se não for prestar nenhum vestibular no começo do ano que vem, aproveite para descansar e curtir as férias.

Se você foi selecionado para a segunda fase de algum bestibular, como Unesp e Fuvest, é melhor continuar os estudos para as provas de janeiro. No entanto, nas vésperas do natal e ano novo, dê uma pausa nos estudos para descansar um pouco.

Se não foi aprovado em nenhum vestibular (públicas ou privadas), ainda há chance. Algumas instituições particulares oferecem vestibulares para vagas remanescentes, que são vagas que não foram preenchidas pelos aprovados no vestibular por não terem feito a matrícula, cursos que não atingiram o número suficiente de aprovados ou vagas que surgem durante o curso por desistência ou reprovação. Confira o site – www.calendariodovestibular.com.br – para ficar por dentro dos cursos que estão com vagas abertas.

Independente da sua situação, procure sempre descansar entre os estudos, dê uma pausa, saia com os amigos. A mente precisa de uma folga para ter um melhor aproveitamento dos conteúdos.