Encceja 2017: Gabarito oficial é divulgado pelo Inep

encceja 2017

Encceja substituirá o Enem na certificação do ensino médio a partir deste ano.

Curso para Enem

[ATUALIZADA 01/12/17] Nesta sexta-feira, 01 de dezembro, o Inep divulgou o gabarito oficial do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O candidato pode consultar pelo site – http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/gabaritos – o gabarito como as provas.

Os resultados individuais ainda não têm data para serem publicados.

[ATUALIZADA 29/11/2017] O Ministro da Educação, Mendonça Filho, informou que os aprovados no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2017) terão isenção de taxa para realizarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018.

O Encceja é destinado às pessoas que não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade prevista pelo Ministério da Educação. Para conseguirem o certificado, os candidatos precisam no mínimo de 100 pontos em todas as áreas dos conhecimentos colocados na prova.

[ATUALIZADO 08/11/2017] Hoje, 08 de novembro, às 14h serão divulgados os locais de prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017. Os candidatos poderão consultar pelo site – http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante

O exame é usado para aquisição do diploma de ensino fundamental ou ensino médio para quem não formou na idade escolar correta. A prova será aplicada para 1.573.862 candidatos, sendo 301.583 para o ensino fundamental e 1.272.279, para o ensino médio.

[ATUALIZAÇÃO 20/09/2017] De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a prova que serve para aquisição do certificado do ensino fundamental e médio contará com questões aplicadas nas edições anteriores. Por esse motivo, nenhuma avaliação antiga do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para residentes no Brasil (Encceja) foi divulgada.

Segundo o Inep, o motivo do uso de questões antigas se fez pelas dificuldades com o calendário e verba para produzir novos conteúdos. Já a não divulgação é para que os candidatos não estudem apenas pelas provas já aplicadas.

[ATUALIZAÇÃO 19/09/2017] Nesta terça-feira, 19 de setembro, foi divulgado no Diário Oficial da União a nova alteração da data do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2017. Com a mudança, a prova será aplicada no dia 19 de novembro.

É a segunda vez que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) altera o dia e a explicação é que houve atraso na homologação da licitação que impossibilitou a distribuição dos participantes nos locais de prova.

– Novo calendário –

• Aplicação do Encceja: 19 de novembro

Manhã:
Provas do Ensino Fundamental: Ciências naturais e história e geografia
Provas do Ensino Médio: Ciências da natureza e ciências humanas
Abertura dos portões: 8h
Fechamento dos portões: 8h45
Início das provas: 9h
Término das provas: 13h

Tarde:
Provas do Ensino Fundamental: Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e matemática
Provas do Ensino Médio: Linguagens e redação; e matemática
Abertura dos portões: 14h30
Fechamento dos portões: 15h15
Início das provas: 15h30
Término das provas: 20h30

• Aplicação do Encceja PPL: 19 de novembro

Manhã:
Provas do Ensino Fundamental: Ciências naturais e história e geografia
Provas do Ensino Médio: ciências da natureza e ciências humanas
Chegada em sala: 8h
Questionário Socioeconômico: 8h15 a 8h45
Início das provas: 9h
Término das provas: 13h

Tarde:
Provas do Ensino Fundamental: Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; e matemática
Provas do Ensino Médio: Linguagens e redação; e matemática
Chegada em sala: 14h
Questionário Socioeconômico: 14h15 a 14h45
Início das provas: 15h
Término das provas: 20h

[ATUALIZAÇÃO 14.09.17] O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu mudar o horário da abertura dos portões da prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para às 8h (horário de Brasília), uma hora mais tarde do que divulgado inicialmente no edital. De acordo com o Inep, a alteração garante que os participantes acessem os locais de prova com mais comodidade e segurança.

Com a mudança, os portões serão fechados mais tarde, Às 8h45 e a realização das provas começará às 9h. Os horários do turno vespertino também tiveram alteração de uma hora.

Horários do Encceja Nacional 2017
• Provas da manhã:
Abertura dos portões – 8h
Fechamento dos portões – 8h45
Início das provas – 9h
Término das provas – 13h

• Provas da tarde:
Abertura dos portões – 14h30
Fechamento dos portões – 15h15
Início das provas – 15h30
Término das provas – 20h30

[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

A partir deste ano, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será o responsável para a certificação do ensino médio para os estudantes que não concluíram na idade própria. O objetivo principal do Encceja será a aquisição do diploma. As inscrições vão até o dia 18 de agosto.

O que é Encceja?
É voltado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade ideal para a obtenção do diploma nas modalidades ensino fundamental ou ensino médio.

Quem pode participar?
Quem tem idade mínima de 15 anos pode se candidatar para a prova do ensino fundamental, é necessário apenas apresentar o documento de identidade original. Já para a prova do ensino médio, a exigência é a idade mínima de 18 anos completos até a data de realização da avaliação.

Como fazer a inscrição? Qual a data da prova?
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no site – http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso – até o dia 18 de agosto. As avalições serão realizadas no dia 22 de outubro, de manhã e à tarde.

Como é a prova?
A avaliação tem quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha e uma redação.

Manhã:
Ensino fundamental – provas de Ciências Naturais e História e Geografia
Ensino médio – provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias

Vespertino:
Ensino fundamental – provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática
Ensino médio – provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias

Tenho mais de 18 anos, mas não completei o ensino fundamental. Preciso fazer a prova do fundamental para depois fazer a do ensino médio?
Não. Você pode fazer apenas a prova do ensino médio direto.

Preciso obter proveito apenas em uma área do conhecimento. Devo fazer a prova toda?
Não. Caso você precise fazer a prova para apenas uma das áreas, basta indicar no ato da inscrição e no momento da avaliação responda apenas às questões da área especificada.

Veja o Edital