Diferença entre ciências humanas, exatas e biológicas

Humanas x Exatas x Biológicas

Você sabe a diferença entre elas? Sabe dizer em qual das áreas seu curso se encaixa? A seguir você verá algumas explicações simples sobre cada área.

exato-banner

Antes de escolher qual curso superior deseja fazer, é importante estar alinhado com as três áreas básicas de conhecimento: ciências humanas, ciências exatas e ciências biológicas. Você sabe a diferença entre elas? Sabe dizer em qual das áreas seu curso se encaixa? A seguir você verá algumas explicações simples sobre cada área.

  • Ciências Humanas

Discutem os conceitos do homem como indivíduo e ser social. O conhecimento gerado pelo homem pode ser considerado uma ciência humana, mas na prática o homem usado como base de estudos que são voltados a relações sociais, cultura e como o homem se relaciona com a sociedade e vice-versa.

Cursos como Direito, Comunicação, Filosofia, História, Pedagogia, entre outros, entram nessa área de conhecimento.

  • Ciências Exatas

Está relacionada aos números, cálculos, lógica, determina quantidades. Cursos como Matemática, Física, Ciência da Computação, Engenharia, entre outras estão ligadas a área exata de conhecimento.

Neste caso, a matemática não é um complemento, e sim, a base de todo o estudo. Mas isso não exclui a teoria neste campo de atuação.

  • Ciências Biológicas

Cursos como Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Biologia estão relacionadas com a área biológica.

As ciências biológicas têm como base de estudo o meio ambiente em convívio com os seres vivos que os habitam. Conhecimento sobre as partes e funções do organismo humano, dos animais e vegetais.

Diferente de humanas e exatas, onde é possível ‘pegar o gosto’ dos conteúdos durante a graduação, quem optar pela área de biológicas precisa ter uma pré-disposição neste conhecimento, gostar da área.