Diferença entre estágio e trainee

Estagiário e Trainee

Um bom currículo podem garantir uma vaga de estágio ou como trainee. Mas qual a diferente entre estágio e trainee? Qual vaga escolher?

exato-banner

Experiências profissionais e acadêmicas, cursos complementares torna o currículo mais atrativo e de fácil entendimento. Esses “a mais” podem garantir uma vaga de estágio ou como trainee. Mas qual a diferente entre estágio e trainee? Qual vaga escolher?

O que é estágio?

Atividade desenvolvida por alunos graduandos dentro das empresas. O objetivo é colocar em práticas os ensinamentos obtidos em sala de aula por meio da experiência no mercado de trabalho.

O estágio proporciona aos aprendizes conhecimento prático por meio de suas funções. É uma importante ponte do acadêmico para o mercado de trabalho. O estágio curricular pode ser obrigatório ou não durante a graduação, mas a experiência profissional enquanto acadêmica soma no currículo.

A carga horária de trabalho de um estagiário varia de 20 horas a 30 horas semanais. Em relação ao vínculo com a empresa, o estagiário tem um termo de compromisso e não carteira assinada, recebe salário e tem direito a férias, mas sem usufruir de nenhum direito trabalhista.

O que é trainee?

Ser trainee de uma empresa é possuir um cargo quando se é recém-formado, até dois anos após a formatura, ou em fase final de formação. O objetivo é capacitá-los para ocupar cargos importante, como gerência.

Todos os anos são abertos processos para trainee, que são uma grande oportunidade para iniciar no mercado de trabalho em uma grande empresa. Por ser uma ótima opção de início de carreira, as vagas para trainee são bastante concorridas, por isso, investir em cursos de capacitação, idiomas será o diferencial.

A seleção para trainee é composta por várias etapas, provas gerais e específicas, entrevistas com gestores etc, isso vai depender de cada empresa.

Hoje em dia, as empresas investem em trainee, pois não querem apenas mais um funcionário, e sim, descobrir novos talentos para ocuparem cargos de confiança dentro de suas empresas.

Geralmente, os trainees trabalham no mesmo horário que os outros funcionários da empresa, mas cada organização pode definir o tempo de trabalho semanal. Diferente do estagiário, o trainee é empregado da empresa como qualquer outro, com direito a salário, carteira de trabalho assinada, férias, 13º e FGTS.