Dicas para ser um bom aluno

Dicas para ser um bom aluno

Confira algumas dicas para se tornar um bom aluno e manter o foco nos estudos

exato-banner

Início do ano acadêmico é sempre a mesma coisa “Esse ano eu vou me dedicar!” Mas ao passar dos meses, os mesmos erros são cometidos e o desânimo de estudar e se manter firme aparece.

Para alcançar seu objetivo de fazer diferente em relação a dedicação aos estudos, separamos algumas dicas que irão te auxiliar nesse ano letivo.

  • Siga uma agenda

Organização é fundamental para se manter o ano todo ligado aos estudos. Mesmo que você tenha boa memória, anote todas as informações dadas em sala de aula, como as datas de provas, apresentações de trabalho, entrega de atividades etc. A partir de suas anotações você conseguirá planejar seus momentos de estudos e lazer.

  • Mantenha o foco

Concentre-se na aula! Ouça as explicações do conteúdo, faça as atividades dadas em sala. Evite distrações, como observar o que os colegas fazem, olhar para o nada. Mantenha o foco prestando atenção ao que irá te beneficiar.

  • Seja responsável

Não leve seus estudos na brincadeira. Não dê desculpas para faltar aula ou sair da sala. Você entrou na faculdade visando um futuro melhor, você prestou vestibular e conquistou a vaga que muitos ainda anseiam, dê valor a isso!

  • Questione

Não leve dúvidas sobre a matéria para casa. Sua dúvida não é insignificante, mesmo que possa parecer uma questão simples, tire a dúvida com o professor, às vezes seu questionamento pode ser a mesma de outros alunos.

  • Copie a matéria

Se o professor estiver escrevendo a explicação da matéria no quadro, copie! Provavelmente o que for escrito não está nos livros e pode ser um complemento ao assunto tratado em sala, o que irá te auxiliar na hora dos estudos em casa.

  • Faça as atividades para casa

As tarefas em casa são para fixar as matérias, então faça-as! Pode até não valer uma pontuação extra, mas com certeza a prática de exercícios em casa somarão na sua nota na prova.

  • Estude para as provas

Mesmo que você tenha domínio dos conteúdos para prova, estude em casa! Estude as explicações, suas anotações e as atividades feitas em sala e em casa. Crie um plano de estudo para rever o que tem mais conhecimento e dedique-se mais tempo aos conteúdos que possui mais dificuldade.