Vestibular: Como melhorar o uso do tempo

Confira algumas dicas para não ficar preocupado com o relógio e aproveitar melhor o momento do vestibular

exato-banner

Durante a prova do vestibular, alguns candidatos ficam muito aflitos em relação ao tempo e buscam a melhor maneira de aproveitar os minutos para resolver as questões. Pode parecer fácil, mas algumas dicas ajudarão para um melhor desempenho e otimização do seu tempo.

Confira algumas dicas para não ficar preocupado com o relógio e aproveitar melhor o momento do vestibular.

  • Inicie pelas questões mais fáceis

Todas as questões possuem o mesmo peso na nota, por isso comece sua prova respondendo as questões que considera mais fáceis. Além de acumular mais ponto, sua mente estará mais tranquila para responder as mais simples, você terá mais facilidade.

  • Deixe as questões demoradas para o fim

Questões demoradas tomam muito tempo e concentração. Depois de usar seu tempo e conhecimento para as questões mais simples e rápidas, faça as questões que deixou para o final da prova.

  • Treine redação

Assim como as outras disciplinas, a redação deve ser feita sempre durante os estudos que antecedem a prova do vestibular. O ideal é fazer no mínimo uma redação por semana para avaliar seu desempenho e melhorar cada vez mais seu texto.

A redação tem um peso muito grande na nota final do vestibular, por isso dê atenção a ela e normalmente, o candidato tem uma hora para escrever o texto.

  • Não use calculadora

Durante seus estudos, não use a calculadora. No momento da prova você não poderá usá-la, então é necessário saber realmente fazer algumas contas simples sem auxílio. Se você acostumar com a calculadora, na hora da prova perderá muito tempo tentando resolver contas básicas.

Sem a calculadora, o candidato estimula o raciocínio e terá mais agilidade em resolver as questões.

  • Assinale o gabarito no final da prova

Marque as respostas no cartão-resposta no final da prova, depois de resolver todas as questões. Caso você marque e depois mude de opinião, rasurar o gabarito não é permitido. Tenha segurança na hora de marcar a alternativa.

  • Ansiedade

É normal ficar ansioso e um pouco tenso antes da prova, mas o excesso sempre será prejudicial. Se você estudou e se preparou não há com o que se preocupar, vai dar certo! Tenha uma boa noite de sono antes do dia do vestibular, trabalhe sua mente com coisas positivas.