Dicas de como estudar gramática

Independentemente da área escolhida, a gramática está presente. Confira algumas dicas que irão te ajudar a melhorar seus estudos gramaticais

exato-banner

Por mais que seja nossa língua materna, é extremamente necessário estudar gramática. O português é cheio de detalhes complexos e normalmente, falamos ou ouvimos da forma errada e quando colocamos no papel somos confundidos.

Tanto para o vestibular como para um falar apropriado, o estudo das regras gramaticais é importante. Afinal, independentemente da área escolhida, a gramática está presente. Até mesmo nas questões de matemática é necessário interpretar texto.

Confira algumas dicas que irão te ajudar a melhorar seus estudos na gramática.

1. Dicionário

Tenha um bom dicionário para consulta! À primeira vista temos a impressão que o dicionário é somente para descobrir o significado de alguma palavra desconhecida, mas vai além. Bons dicionários possuem sinônimos, orientações para separação de sílabas, abreviaturas, classes gramaticais etc.

Por essa razão, o dicionário é indispensável nos seus estudos. Sempre o consulte para aprimorar o seu vocabulário e escolha um dicionário atualizado com o novo acordo ortográfico.

2. Organize seus estudos

Organização é tudo! E no estudo da gramática não é diferente. Organize os assuntos gramaticais em tópicos.

• Classes Gramaticais ↓

Assunto: substantivo, adjetivo, pronome, artigo ou verbo

• Verbos ↓

Assunto: Tempos, modos, conjugações e as suas aplicações em cada contexto.

• Fonologia, Estrutura e Formação de Palavras ↓

Assunto: Composição das palavras, seus sons, origem e significado.

• Análise Sintática ↓

Assunto: Diferentes classes gramaticais e suas funções nas frases – sujeito, predicado, objetos e termos integrantes – e diferentes tipos de oração.

• Ortografia ↓

Assunto: Combinas as classes gramaticais para elaborar texto. Uso de acentos, pontuações e a qual a melhor palavra para usar em determinada situação.

• Concordância ↓

Assunto: IMPORTANTE! É onde há os maiores erros.

A forma adequada de usar as classes gramaticais dentro de uma oração, e relação ao gênero e número ou conforme o verbo utilizado, para a frase fazer sentido e estar de acordo com as normas da língua portuguesa.

• Regência ↓

Assunto: A relação entre um termo principal – verbo ou nome – com um segundo termo, que serve como complemento.

• Figuras de Linguagem ↓

Assunto: Uso dos recursos linguísticos – metáforas e comparações, onomatopeias, hipérboles ou repetições – para enriquecer o seu texto.

3. Hábito de ler

Ler é fundamental para ampliar o vocabulário e desenvolver bons textos. A prática de leitura dará uma boa prática de escrita e interpretação de texto. Ao ler, você exercita o cérebro e fica familiarizado com a língua portuguesa, além de melhorar e conhecer vários pontos de vistas que podem ser desenvolvidos nos textos.

4. Coloque a Teoria em Prática

Faça exercícios para fixar os conteúdos estudados em sua mente. Procure provas de vestibulares disponíveis na internet e resolva as questões e faça redações dos temas já propostos.

Além da prática de exercício, comece a usar seus conhecimentos para falar de forma correta, assim você fixará  mais a maneira adequada do uso da gramática.