Como conciliar a escola e o vestibular

Como conciliar a escola e o vestibular

Está com dificuldade em conciliar as atividades da escola com os estudos para o vestibular? Confira algumas dicas que irão te ajudar a dedicar as duas práticas

exato-banner

O último ano do ensino médio é um tanto tenso. A verdade é que o aluno deve dedicar os estudos para a conclusão da escola e garantir a entrada no vestibular. Conciliar as duas atividades é desafiador, mas com dedicação e organização é possível ajustar tudo sem estresse.

Confira algumas dicas que irão te ajudar a organizar seus estudos.

Organização

Organizar seu tempo é essencial para ter um estudo de qualidade. Separe um ou dois dias para colocar no papel seus horários de atividades fixas e quais são os melhores horários para dedicação aos estudos, tanto da escola como vestibular.

Escolha seu local de estudos, deixe-o limpo e organizado. Tenha um ambiente confortável tendo cadeiras e mesa que atendam suas necessidades, o desconforto será prejudicial aos seus estudos. Coloque seus materiais de estudos em um lugar de fácil acesso.

Faça um calendário elencando seus horários de estudos durante a semana. Não esquece de separar tempo para o seu descanso. Insira no calendário as datas das provas da escola, simulados e vestibulares.

Cronograma de estudos

Tenha em mente quantas horas tem disponível para os estudos e qual o seu objetivo. Faça um cronograma de estudos separando em tarefas mensais, bimestrais, semestrais e anuais. Esse plano servirá de referência caso haja algum atraso ou contratempo.

Seu plano de estudos deve estar dentro de suas necessidades, crie objetivos que podem ser alcançados.

Defina seus horários

Para criar uma rotina é necessário definir os horários a serem cumpridos. As vezes seus horários não poderão ser os mesmos todos os dias, por isso, faça um cronograma diário com os melhores momentos para os estudos.

Uma dica: Caso você perca algumas horas de estudos do seu dia em algum imprevisto, reorganize sua semana e distribua essas horas perdidas em vários dias. Não precisa se sobrecarregar para compensar as horas perdidas.

Conheça suas prioridades

Tenha consciência de qual é seu objetivo principal. Se sua preocupação maior é terminar o ensino médio, esteja focado nisso. Separe um tempo maior para realizar as tarefas e estudos das provas do colégio. No entanto, não deixe de estudar para o vestibular, mesmo que em cargo horária menor.

Caso sua prioridade seja o vestibular, é só inverter a situação anterior, dedicando mais tempo a aprovação em uma universidade.

Descanso

Última dica, mas não menos importante é o DESCANSO! Muitos estudantes negligenciam essa prática. Ter um momento de lazer aos finais de semana ajuda em sua saúde mental e física, assim como pequenos intervalos durante os estudos. Conheça seus limites!

Descanse, beba bastante água, tenha uma alimentação saudável, boas horas de sono. Todos esses processos serão benéficos para um estudo mais produtivo.