Redação Enem: Conheça as 5 competências

Redação Enem - Conheça as 5 competências

O Manual de Redação traz cinco competências. Cada competência tem pontuação em seis níveis predefinidos, sendo 200, 160, 120, 80, 40 ou 0 pontos.

exato-banner

A redação do Enem segue critérios de correção. Por isso, é necessário estar atento ao que se enquadra. No Manual de Redação encontramos cinco competências que devem ser seguidas para uma boa nota.

Cada competência tem pontuação em seis níveis predefinidos, sendo 200, 160, 120, 80, 40 ou 0 pontos. Esse método faz com que as opiniões pessoais do avaliador não interfiram na nota do candidato.

Conheça as competências ↓

 Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa

Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

  1. Domínio da norma culta

É um conjunto de rigorosos padrões linguísticos de determinado idioma. Para uma redação, o candidato deve estar muito a gramática. Norma culta nada mais é a forma mais correta de falar. O domínio da norma culta não requer uma escrita difícil, mas clara e coerente. Não use gírias e expressões casuais em seu texto.

  1. Faça o que foi proposto

É o momento de avaliar a interpretação de texto do candidato. Leia com atenção os textos base dados na proposta de redação. Construa argumentos abstratos sobre o tema e defenda a solução para o problema.

  1. Ideias

Essa competência avalia a veracidade e a qualidade dos seus argumentos colocados em sua linha de raciocínio. Uma dica importante é apresentar uma ideia nova em cada parágrafo que não sejam contraditórias e que levem à conclusão.

  1. Dissertação

Está associada ao texto argumentativo-dissertativo. É avaliado a capacidade de articular as ideias e fazer um argumento claro.

  1. Proposta de intervenção

Tenha em mente que em sua proposta de intervenção é preciso sugerir um caminho. Não há como solucionar os problemas em 30 linhas! Por isso, detalhe a melhor maneira para uma solução possível e quem são os atores necessários.