Português Enem: Aprenda o que mais tem caído nos últimos anos sobre Português


Cursinho para Portugues Enem


Português no Enem costuma ser relativamente tranquilo para o aluno que estudou. Assim como em todas as disciplinas do Enem, a interpretação de textos está presente tem papel fundamental na prova de Linguagens. Você deve ficar atento nas figuras de linguagem, intertextualidade, conotação, denotação e ambiguidade. As questões sempre apresentam charges, tirinhas, propagandas, letras de músicas, além de textos literários e jornalísticos, por isso a interpretação de textos deve estar afiada.

Separamos alguns temas que mais tem caído nas provas, confira abaixo:

Comparação entre tipos de textos


O Enem tem copardo uma comparação entre textos verbais e textos visuais. O aluno deve compreender, e encontrar um eixo nos modos textuais. Um exemplo foi uma questão que trazia o painel de Candido Portinari, "Descobrimento do Brasil" e um trecho da carta de Pero Vaz de Caminha, sobre os primeiross colonizadores europeus na América portuguesa. Os candidatos tiveram que entender o que as duas formas de expressão tinham em comum.

Linguagem formal e informal


Em 2014, o Enem colocou 5 questões com relação a poemas, já em 2013 foram 4, e em 2012 foram 7. As crônicas foram de 3 questões em 2012 e 2014. Isso mostra que essas formas de linguagem tem um bom peso no Enem. E claro, não podemos esquecer que nos últimos anos houveram questões sobre notícias, cartazes do governo, cartas e até mesmo email.

Classes de palavras


Indo para a gramática, é importante o aluno ter conhecimento das classes de palavras, por exemplo substatntivo, artigo, adjetivo, conjunção, advérbio...

Sintaxe


Pontos importantes aqui são regêncial verbal, concorância verbal, concordância nominal, adjunto adnominal, adjunto adverbial, vocativo, sujeito e predicado. Estude bastante esses tópicos pois vai fazer grande diferença na hora da prova.

Modernismo


Indo um pouco para a literatura, os alunos devem estudar os autores modernistas: Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles. E é claro que as perguntas vem em forma de aspectos sociais ou a influência no nosso dia a dia.

Prepare-se aqui no Exato Vestibulares por valores menor que sua mesada :D  Assine Já!